Solução ortodontica para tracionamento de segundos molares permanentes não irrompidos
Contenido principal del artículo
Resumen
A irrupção dentária é um processo fisiológico, em que há a formação dos dentes decíduos e permanents dentro da estrutura óssea dos maxilares, que se irrompem emu ma sequência e espaço de tempo estabelecidos pela natureza, para exercer as respectivas funções do sistema estomatognático. A retenção prolongada de dentes permanentes é uma alteração frequente na clínica ortodôntica, exigindo em alguns casos, intervenção cirúrgica para o tracionamento dentário. O artigo descreve o caso clinico de uma paciente do gênero feminino, 15 anos, com oclusão normal, mas com os dentes 17 e 27 inclusos no tecido ósseo. Embora os mesmos apresentassem posição axial favorável, não irromperam espontaneamente, necessitando de intervenção ortodôntico-cirúrgica. Como forma de tratamento, realizou-se um retalho cirúrgico, ostectomia e colagem de botão ortodôntico com a finalidade de realizar o tracionamento dos mesmos, utilizando-se para tal um botão/barra palatina personalizada, desenvolvido especificamente para esse fim. Ao final de 11 meses de tratamento, os dentes entraram em oclusão com seus respectivos antagonistas, sem que houvesse a necessidade da realização de um tratamento ortodôntico corretivo convencional. Considera-se que aparelho personalizado desenvolvido pelos autores mostrou-se efetivo, uma vez que possibilitou o tracionamento dos dentes inclusos de forma simples, em um curto período de tempo.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.