O trabalho psicoterapêutico em sujeitos com excesso de peso que possuem transtorno de compulsão alimentar (TCA
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo principal deste trabalho foi analisar, por meio de revisão da literatura pertinente, a necessidade e a importância do trabalho psicoterapêutico, em sujeitos com excesso de peso que possuem Transtorno de Compulsão Alimentar, tendo em vista a dificuldade dessas pessoas no engajamento em processos de emagrecimento, na perda e manutenção do peso. O tema proposto é de extrema relevância, tendo em vista o crescente aumento de pessoas com excesso de peso e obesidade, no Brasil e no mundo. Buscou-se verificar de que forma o trabalho do psicólogo pode auxiliar o sujeito na mudança de hábitos e comportamentos alimentares e ainda avaliar as evidências sobre a eficácia do companhamento psicoterapêutico no processo de emagrecimento desses sujeitos. Trata-se de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão da literatura pertinente acerca do tema, em periódicos, teses, artigos, livros e bibliotecas eletrônicas, publicados nos últimos 15 anos. As bases de dados utilizadas para o levantamento bibliográfico foram o SCIELO3 e o LILACS4, além de livros que se referem ao tema proposto. Após o levantamento das obras existentes nessas bases a partir das palavras chave, foram desconsideradas aquelas que não se inseriram nos parâmetros estipulados e definidos no trabalho. A partir do levantamento bibliográfico, constatou-se que é bastante comum que o TCA seja encontrado em sujeitos com excesso de peso. Foi possível identificar que, comparado a outras abordagens psicoterapêuticas, a Terapia Cognitivo Comportamental é a que tem mais estudos relacionados aos indivíduos com TCA. Independente da modalidade de psicoterapia, é consenso a importância do trabalho do psicólogo no tratamento desses sujeitos, o qual integrará, preferencialmente, uma equipe multidisciplinar.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.