O Retorno dos Ex-Escravos do Brasil Para a África: Historiografia, Séculos Xvii-Xix

Contenido principal del artículo

Ilana Peliciari Rocha

Resumen

O artigo trata de comunidades de brasileiros ex-escravos retornados à África e propõe uma mudança de perspectiva historiográfica, que considera o inter-relacionamento entre a história dos dois continentes. São africanos retornados a partir do Brasil, nos séculos XVII e XIX, que carregaram consigo a vivência no Brasil e influíram em suas novas comunidades africanas. Com esse tema, o artigo apresenta as principais discussões da historiografia, salientando aspectos como: a cultura, a religiosidade, a família, a inserção política e econômica, a questão da etnia e da identidade. Traz um balanço dos estudos clássicos e atuais do tema e suas reflexões e demonstra a contribuição da historiografia para o avanço do conhecimento da diáspora africana. A análise é bibliográfica e delimitada pelo período de escravidão africana no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rocha, I. P. (2013). O Retorno dos Ex-Escravos do Brasil Para a África: Historiografia, Séculos Xvii-Xix. Revista Brasileira Multidisciplinar, 16(2), 81-92. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i2.65
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Ilana Peliciari Rocha, FFLCH-USP

Doutora em História FFLCH-USP. Atualmente é professora da Faculdade Calafiori e professora Peb II – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.