Alá Funfun: experiências e saberes no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna-BA

Contenido principal del artículo

Moises dos Santos Viana
Raimundo Nunes de Oliveira
Iajima Silena Soares Santos

Resumen

Este trabalho é uma reflexão acerca do uso das cores, em especial da cor branca, a partir das experiências vividas no terreiro do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, na cidade de Itabuna-BA. Nesta perspectiva tem-se relatos dos viveres e práticas da diversidade cultural-religiosa afro-brasileira, compreendendo que essas experiências são perspectivas marcantes no entender dessa comunidade sobre o conceito de Axé, força criadora do universo. Essa força se materializa nos elementos das cores e mostra a identidade de orixá, marcando as relações sociais nesse espaço de terreiro, antes silenciados e até hoje marginalizados. Esses saberes se tornam memória que faz identificar cada filho de santo em sua identidade mítico-humana, dando características específicas, revelando formas de existências e produzindo novos produtos culturais,  apresentando novas perspectivas na diversidade cultural no Brasil. 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Viana, M. dos S., de Oliveira, R. N., & Soares Santos, I. S. (2019). Alá Funfun: experiências e saberes no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna-BA. Revista Brasileira Multidisciplinar, 22(2), 131-145. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i2.698
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Moises dos Santos Viana, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente do Departamento de Educação (DE) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB/FEL, Conceição do Coité-BA) - Comunicação Social. Doutorando - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/ - UFBA). Grupos de pesquisa: REDETEC - Rede de Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho; FEL - Formação, Experiência e Linguagem (UNEB).  

Raimundo Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Étnico-Racial na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente do Sistema Municipal de Educação de Arataca-BA. 

Iajima Silena Soares Santos

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Fotógrafa Profissional, atua na área de comunicação etnicidade, produção cinematográfica e cultural.