Análise da resistência à compressão uniaxial de compósitos cimentícios com bagaço e cinzas da cana-de-açúcar

Contenido principal del artículo

Matheus da Silva Lages
Marcela Margarida Soares Amaral

Resumen

Atualmente, a cana-de-açúcar é o produto mais produzido e exportado no Brasil, gerando uma grande quantidade de resíduos após o aproveitamento dos produtos. Este estudo tem como objetivo avaliar a adição de fibras do bagaço de cana-de-açúcar em compósitos cimentícios. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de compressão uniaxial para verificar a resistência, onde foi constatado que as fibras consideradas finas apresentaram aumento de resistência à compressão devido ao acréscimo da fração mássica e as fibras consideradas grossas apresentaram diminuição com o acréscimo da fração mássica no compósito cimentício. Após o ensaio observou-se que a resistência à compressão dos materiais que apresentavam fibras de bagaço de cana-de-açúcar foi inferior ao material sem fibras, contudo, o uso das fibras pode ser levado em consideração para algumas aplicações que não necessitam de grandes valores de resistência, gerando benefícios como redução da densidade do material e diminuição no uso de cimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lages, M. da S., & Amaral, M. M. S. (2019). Análise da resistência à compressão uniaxial de compósitos cimentícios com bagaço e cinzas da cana-de-açúcar. Revista Brasileira Multidisciplinar, 22(3), 152-160. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i3.719
Sección
Comunicação Breve
Biografía del autor/a

Matheus da Silva Lages, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Mestre em Engenharia Mecânica

Artículos más leídos del mismo autor/a