Dislexia do desenvolvimento e desafios da prática pedagógica
Contenido principal del artículo
Resumen
: O objetivo dessa pesquisa é tecer considerações a respeito da dislexia do desenvolvimento e mostrar o quão importante esse conhecimento é para os professores que trabalham com crianças na idade escolar, contribuindo para que os mesmos possam pensar em estratégias de intervenção para minimizar a dificuldade de aprendizagem do processo de leitura e escrita. Ler e escrever é um processo linguístico que insere o indivíduo ao mundo do conhecimento. A dislexia caracteriza-se pelo transtorno específico na aprendizagem destas habilidades, que segundo o DSM-V, implica em um rendimento escolar abaixo do esperado para idade cronológica, ao potencial intelectual e à escolaridade deste indivíduo. O professor que conhece os processos cerebrais que envolvem a leitura e a escrita, os utilizam como ferramentas para planejar sua ação pedagógica de forma explorar os sentidos da criança para que a aprendizagem aconteça. Mesmo que não haja consenso sobre as causas e definições de dislexia, o déficit na consciência fonológica vem sendo um dos principais fatores associados que necessitam de intervenção para que haja o desenvolvimento dessas habilidades. Ressaltamos que quanto mais cedo obtivermos um diagnóstico e uma intervenção conjunta por parte dos profissionais, maiores são as chances de sucesso e sanar as dificuldades da criança sem muitos traumas.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Citas
BRYANT, P.E., MACLEAN, M., BRADLEY, L., CROSSLAND, J. Rhymeandalliteration, phonemdetection, andlearningtoread. DevelopmentalPsychology, v. 26, n. 3, p. 429-438, 1990
CAPELLINI, S.A. Eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com distúrbio específico de leitura e distúrbio de aprendizagem. 2001. 295p. Tese (Doutorado em Ciências Médicas), Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.
CAPOVILLA, F. C. Problemas de Aquisição de Leitura e Escrita. In: SAMPAIO, Simaia; BRAGA, Ivana de Freitas. Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais, Rio de Janeiro, Wok Editora, 2011.
DEUSCHLE, V.P. CECHELLA, C. O Déficit em Consciência Fonológica e sua relação com a dislexia: Diagnóstico e intervenção. Rev. CEFAC. V 11, p. 194 -200, 2009.
DSM-IV: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ELLIS, A. W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KUJALA, T.,MYLLYVIITA, K., TERVANIEMI, M., ALHO, K., KALLIO, J., NAATANEN, R. Basic auditorydysfunction in dyslexia as demostratedbybrainactivitymeasurements. Psychology, v. 37, p.262-266, 2000.
KUJALA, T., KARMA, K., CEPONIENE, R., BELITZ, S., TURKKILLA, P., TERVANIEMI, M., NAATANEN, R. Plastic neural changesandreadingimprovementcausedby audiovisual training in readin-impairedchildren. PNAS, v. 98, n. 18, p. 10509-10514, ago, 2001.
KUJALA, T., LOVIO, R., LEPISTO, T., LAANSONEN, M., NAATANEN, R. Evaluationofmulti-attributeauditorydiscrimination in dyslexiawiththemismatchnegativity. ClinicalNeurophysiology, n. 117, p. 885-893, 2006.
LAMEIRA, H. Algumas palavras acerca da dislexia.<http://daquepensar.com/2012/12/algumas-palavras-acerca-da-dislexia/> acesso em: 09 de ag. 2017.
GIACHETI, C. M; CAPPELINE, S. A. Distúrbios de aprendizagem: avaliação e programas de remediação. São Paulo: Frontis, 2000.7
ROTTA, N. T.; PEDROSO, F. S. Transtornos da linguagem escrita: Dislexia. In: Transtornos da aprendizagem. Uma abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2° ed. Artimed. Porto Alegre, 2016.
SNOWLING, M. J. Phonologicalprocessinganddevelopmentaldyslexia. J.Res. Read. V.18, p. 132-138, 1995.
SNOWLING, M. Dyslexia as a phonologicaldeficit: evidenceandimplications. ChildPsychology&PsichiatryReview, v. 3, n. 1, 1998.
OHLWEILER, L. Introdução aos transtornos da aprendizagem. In: Transtornos da aprendizagem. Uma abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2° ed. Artimed. Porto Alegre, 2016.
TALLAL, P. The scienceofliteracy: fromlaboratorytotheclassroom. PNAS, v. 97, n. 6, p. 2402–2404, 2000.
TELES. P. Dislexia: Como Identificar? Como intervir? Revista Portuguesa de Clínica Geral – Dez. 2004.
TALOCHA, E. F. C. F.; Neurociência e processamento da leitura e escrita no cérebro do disléxico. Universidade Cândido Mendes. Pós Graduação Latu Sensu. AVM Faculdade Integrada. (Especialização em Neurociência Pedagógica). f. 60, Rio de Janeiro, 2014.
TEMPLE, E., POLDRACK, R. A., PROTOPAPAS, S., NAGARAJAN, S., SALZ, T., TALLAL, P., MERZENICH, M.M, GABRIELI, J. D. Disruptionof neural response torapadacousticstimuli in dislexia: evidencefromfunctionalMRI. ProcNatl. Acad. Sci USA, v. 97, n. 25, p. 13907-13912, dec. 2000.
TEMPLE, E., DEUTSCH, G.K., POLDRACK, R.A., MILLER, S., TALLAL, P., MERZENICH, M.M, GABRIELI, J.D.E. Neural deficits in childrenwithdyslexiaamelioratedbybehavioralremediation: evidencefromfunctionalMRI. PNAS, v. 100, n. 5, p. 2860-2865, mar, 2003.