O Processo de Criação e Consolidação dos Comitês de Bacias Hidrográficas para Gestão dos Recursos Hídricos

Contenido principal del artículo

Mario Marcos Lopes Lopes
Denilson Teixeira

Resumen

A água está entre os bens mais preciosos do patrimônio ambiental da Terra; entretanto, as ações antrópicas e as atividades econômicas têm provocado a contaminação e a degradação dos mananciais superficiais e subterrâneos. Em consequência, emerge a necessidade de se conciliar o desenvolvimento e o gerenciamento dos recursos naturais. Diversas conferências nacionais e internacionais vêm sendo realizadas com o objetivo de difundir essa ideia. No Brasil, esse novo modelo de Gestão de Recursos Hídricos começa a ser implantado, culminando com a promulgação da Política Estadual de Recursos Hídricos e, posteriormente, com a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essas legislações adotam a bacia hidrográfica como unidade regional de planejamento e gerenciamento das águas. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar a evolução do processo de organização e criação dos comitês de bacia. O levantamento bibliográfico em documentos oficiais do governo do Estado e emanados dos comitês, e análise documental dos dados (atas, deliberações das reuniões no período de 1996 a 2009) foram os procedimentos metodológicos selecionados para a coleta de dados. A experiência dos comitês de bacia é considerada inovadora por tratar de colegiados com ação efetivamente deliberativa, incorporando princípios norteadores que preconizam a gestão compartilhada, tendo como base de sustentação a descentralização, a integração e a participação no destino dos recursos hídricos de cada região da bacia. Entretanto, é preciso ainda intensificar a participação dos usuários e demais segmentos da sociedade para que esses colegiados funcionem realmente como "parlamento das águas".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lopes, M. M. L., & Teixeira, D. (2011). O Processo de Criação e Consolidação dos Comitês de Bacias Hidrográficas para Gestão dos Recursos Hídricos. Revista Brasileira Multidisciplinar, 14(1), 7-16. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2011.v14i1.91
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Mario Marcos Lopes Lopes, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Uniara.

Denilson Teixeira, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, docente do Programa de PósGraduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3