Efeito do uso da rochagem associada a plantas de cobertura nos caracteres agronômicos do trigo
Main Article Content
Resumo
O estudo de fontes alternativas de adubação mais sustentáveis é uma necessidade, principalmente para a cultura do trigo e devido sua grande importância. sobre as características agronômicas do trigo. O delineamento foi o inteiramente ao acaso em esquema fatorial (3x2) + 2 tratamentos adicionais distribuídos em quatro repetições. O primeiro fator consistiu em três adubos verdes: Urochloa riziziensis, Clotalária juncea e Nabo forrageiro; o segundo fator foi a ausência ou presença de pó de rocha (8 ton ha-1); os tratamentos adicionais foram: adubação de formulado (NPK) na dose de 300 kg ha-1 e ausência de adubação (testemunha absoluta). Foi avaliado os componentes agronômicos do trigo como diâmetro de caule, altura de plantas, volume de raiz, matéria seca da parte aérea e matéria seca das raízes. A crotalária produziu o maior teor de matéria seca na ausência de pó de rocha. As características agronômicas foram semelhantes no tratamento que recebeu NPK e a testemunha.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.