Estudo pré-clínico do efeito dos bisfosfonatos na movimentação ortodôntica. Revisão sistemática da literatura
Main Article Content
Resumo
O objetivo dessa revisão de literatura é discutir os trabalhos pré-clínicos que avaliaram o efeito dos bisfosfonatos sobre a movimentação dentária induzida por tratamento ortodôntico. Foi executada uma busca de artigos no Pubmed e no Scopus de artigos pré-clínicos entre os anos de Janeiro de 1990 até Dezembro de 2016. Foram utilizados as seguintes combinações de palavras chaves para busca dos artigos: “alendronate” and “orthodontic moviment”; “bisphosphonates” and “orthodontic moviment”; “bisphosphonates” and “orthodontic treatment” e “alendronate” and “orthodontic moviment” sendo que foram detectados 57 artigos. Após a leitura dos abstracts e dos títulos, 16 artigos foram selecionados para leitura integral dos textos. Os resultados desta revisão foram heterogênicos, pois houve diferença entre tipo de medicamento utilizado, intensidade da força, sentido de movimentação dentária, diferentes dosagens dos medicamentos, aplicação antes e depois do início da movimentação ortodôntica, houve diferença entre as análises para medição da movimentação dentária, sendo assim, todas as variáveis supracitadas impediram a execução de uma metanálise. Pode-se concluir que em modelo animal o uso de bisfosfonatos reduz a movimentação ortodôntica, o que pode significar um aumento no tempo de tratamento.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.