Análise microbiológica de suco de laranja in natura armazenados em refresqueira elétrica
Main Article Content
Resumo
O suco de laranja está entre os mais consumidos do mundo devido ao seu sabor agradável e alto valor nutricional. No presente estudo, avaliamos as características microbiológicas de sucos de laranja comercializados e armazenados ou não em refresqueira elétrica na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.Para isso foram realizadas a contagem total de bactérias mesófilas, determinação de coliformes totais e termotolerantes e análise da presença de Staphylococcuscoagulase positiva, Escherichiacoli e Salmonellaspp e a comparaçãodos resultados encontrados com a legislação vigente. Das amostras,30%não estavam em conformidade com a legislação para coliformes termotolerantes, nenhuma amostra estava contaminada por Salmonella e 40% apresentaramStaphylococcuscoagulase positiva, em ambos os tipos de produto armazenado ou não, portanto, oferecendo risco à saúde do consumidor final. Com isso concluímos que a condição higiênico-sanitária da maioria dos estabelecimentos e a higiene pessoal dos manipuladores não eram adequadas pois permitiram a contaminação do produto, fazendo-se necessária o incentivo dos manipuladores sobre as Boas Práticas de Manipulação e o treinamento dos mesmos.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.