Desenvolvimento do Sistema de Inovação: O Estabelecimento da Indústria Aeronáutica na Região Administrativa Central (SP)

Main Article Content

Fernando Bueno de Oliveira
Sônia Regina Paulino

Resumo

O artigo enfoca o estabelecimento, nos últimos sete anos, da indústria aeronáutica na Região Administrativa Central (SP), o que introduziu um elemento novo na estrutura econômica da região. Com base na abordagem sistêmica da inovação, o objetivo é identificar e caracterizar os investimentos relacionados ao setor aeronáutico efetuados na região e identificar as potencialidades do novo eixo geográfico de produção e manutenção de aeronaves para uma inserção setorial dinâmica, dada pela capacidade de integração ao sistema de inovação relacionado à indústria aeronáutica. Foram levantadas informações qualitativas de fontes primárias (aplicação de questionário) e secundárias. Para a análise, as informações foram organizadas segundo aspectos relevantes em atividades de inovação apontados no Manual de Oslo. Tecnologia e pessoal qualificado são fatores estratégicos na indústria em questão. A partir de tais requerimentos, constituem potencialidades presentes na RAC para uma possível inserção no sistema de inovação: (i) o ambiente institucional favorável no quesito sistema educacional, disponibilidade e treinamento de recursos humanos qualificados, que demonstrou capacidade de rápida estruturação para buscar atender a uma nova demanda que se materializou na região; (ii) existência de infra-estrutura de C&T.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Oliveira, F. B. de, & Paulino, S. R. (2008). Desenvolvimento do Sistema de Inovação: O Estabelecimento da Indústria Aeronáutica na Região Administrativa Central (SP). Revista Brasileira Multidisciplinar, 11(2), 84-107. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i2.180
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Fernando Bueno de Oliveira, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Uniara,UNIP.

Administrador; mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Uniara; professor das Faculdades integradas de Jaú - FIJ e Universidade Paulista – UNIP; consultor empresarial; e-mail:

Sônia Regina Paulino, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Uniara.

Doutora em Ciências Econômicas; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Uniara; pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI)/Departamento de Política Científica e tecnológica (DPCT) – Unicamp;