Tendências de uso e prescrição de Benzodiazepínicos na atenção primária do SUS: um estudo em Massaranduba – PB
Main Article Content
Resumo
Os psicotrópicos são substâncias que irão agir no Sistema Nervoso Central, onde causarão mudanças de comportamento e humor no usuário. No que diz respeito aos benzodiazepínicos (BZDs), estes são indicados como primeira opção de tratamento para pacientes que apresentam quadros de ansiedade e/ou insônia. Apesar de serem fármacos seguros e de alta eficiência, seu uso por um longo prazo não é recomendado porque pode gerar efeitos adversos como efeitos cognitivos, físicos, psicomotores, tolerância e até mesmo gerar alta dependência dessa substância. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de benzodiazepínicos no serviço de atenção primária do SUS no Município de Massaranduba – PB. A pesquisa foi conduzida em uma farmácia básica do referido município, utilizando como fonte de informações o sistema da farmácia e os receituários da lista-B1 do mês de junho de 2022 até junho de 2023, a fim de traçar um perfil de utilização dos BZDs. Quanto aos resultados, evidenciou-se uma prevalência do gênero feminino nas prescrições de BZDs analisadas, sendo o clonazepam de 2 mg o medicamento mais prescrito. Observou-se que 32,3% dos pacientes atendidos fizeram uso deste medicamento excedendo o período de uso recomendado na literatura. Embora os achados científicos apontem que não se deve fazer a associação do diazepam com a amitriptilina ou a fluoxetina, ainda encontramos um percentual de 11% de prescrições com esta associação.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.