Cinema Brasileiro na Época da Embrafilme: Penetração de Mercado Através da Ação do Estado

Main Article Content

Renato de Campos

Resumo

Para o cinema brasileiro, a Embrafilme representa a consolidação das ações do Estado sobre a política cultural voltada principalmente à produção, distribuição e exibição das produções fílmicas nacionais. Forma de se manter a presença dos filmes nacionais em um mercado há muito dominado pelo que vem de fora. Forma, também, de posicionar tais produções audiovisuais no centro da questão cultural nacional. A mudança do processo político representado pelo fim da ditadura militar e ascensão de uma ideologia mais liberal culminou com o fechamento deste órgão, dentre outros ligados à cultura nacional. Este panorama determinou uma herança trágica para o cinema nacional no início da década de 90 – praticamente a paralisação total das produções nacionais, até o advento de outros mecanismos que incentivassem sua retomada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Campos, R. de. (2005). Cinema Brasileiro na Época da Embrafilme: Penetração de Mercado Através da Ação do Estado. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(1), 157-165. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.292
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Renato de Campos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Professor do Depto. de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Especialista em Teorias e Técnicas da Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.