Cinema Brasileiro na Época da Embrafilme: Penetração de Mercado Através da Ação do Estado

Contenido principal del artículo

Renato de Campos

Resumen

Para o cinema brasileiro, a Embrafilme representa a consolidação das ações do Estado sobre a política cultural voltada principalmente à produção, distribuição e exibição das produções fílmicas nacionais. Forma de se manter a presença dos filmes nacionais em um mercado há muito dominado pelo que vem de fora. Forma, também, de posicionar tais produções audiovisuais no centro da questão cultural nacional. A mudança do processo político representado pelo fim da ditadura militar e ascensão de uma ideologia mais liberal culminou com o fechamento deste órgão, dentre outros ligados à cultura nacional. Este panorama determinou uma herança trágica para o cinema nacional no início da década de 90 – praticamente a paralisação total das produções nacionais, até o advento de outros mecanismos que incentivassem sua retomada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Campos, R. de. (2005). Cinema Brasileiro na Época da Embrafilme: Penetração de Mercado Através da Ação do Estado. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(1), 157-165. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.292
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Renato de Campos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Professor do Depto. de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Especialista em Teorias e Técnicas da Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.