Insetos Aquáticos Associados a Macrófitas Submersas com Diferentes Complexidades Morfológicas

Main Article Content

Douglas F Peiró
Hugo H Saulino
Guilherme Rossi Gorni
Juliano José Corbi
Adrie Pool Vante
Gabriele Amaral

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a diversidade e a estrutura da comunidade de insetos aquáticos associadas à macrófitas aquáticas submersas com diferentes complexidades morfológicas com relação às estruturas foliares. As coletas ocorreram em períodos seco e chuvoso, no Ribeirão das Anhumas, Américo Brasiliense/SP. Foram analisadas quatro espécies de macrófitas submersas: Vallisneria sp., Eleocharis sp., Egeria najas e Ottelia sp. A entomofauna coletada foi identificada até o nível de família, com exceção de Chironomidae, identificada até nível de tribo. A estrutura da comunidade foi analisada através dos índices de diversidade de Simpson, Equitabilidade de Pielou, participação relativa de categoria funcional e dominância de táxons. A composição faunística entre os diferentes períodos de coleta foi analisada por meio de uma n-MDS com índice de Morisita. A estrutura da comunidade de insetos associada a macrófitas, com diferentes morfologias estruturais, foi analisada por meio da similaridade, calculada pelo índice de Bray-Curtis. Foram identificadas 17 famílias pertencentes a cinco ordens, de um total de 1642 espécimes. A família Hydropsychidae (Trichoptera) apresentou eudominância (52,6%), seguidas pela tribo Pentaneurini (Chironomidae) (13,8%) e da família Trichoryithidae (Ephemeroptera) (10%). Os resultados demonstram que não houve grandes variações da diversidade entre as espécies de macrófitas analisadas e períodos de coleta. Os grupos funcionais predadores e coletores foram predominantes. A análise de n-MDS indicou ausência de variação entre os períodos de coleta. A análise de similaridade indicou que as macrófitas E. najas e Otellia sp. possuem estrutura faunística similar, diferenciando-se das demais espécies analisadas. Os resultados demonstraram que a estrutura morfológica das macrófitas pode apresentar distintas estruturas de comunidades de insetos aquáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Peiró, D. F., Saulino, H. H., Gorni, G. R., Corbi, J. J., Vante, A. P., & Amaral, G. (2013). Insetos Aquáticos Associados a Macrófitas Submersas com Diferentes Complexidades Morfológicas. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 16(1), 133-144. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i1.51
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Douglas F Peiró, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Professor doutor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Laboratório de Biologia Aquática, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Hugo H Saulino, (PPGERN)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN), UFSCar, Laboratório de Ecologia de Insetos Aquáticos (LEIA)

Guilherme Rossi Gorni, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Professor doutor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Laboratório de Biologia Aquática, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Juliano José Corbi, EESC, USP

Professor doutor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, EESC, USP

Adrie Pool Vante, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Discentes egressos do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Gabriele Amaral, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Discentes egressos do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)