Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
Main Article Content
Resumo
Devido às ações antrópicas o nível de poluição vem se tornando cada vez mais preocupante; por esse motivo estudos vêm sendo realizados a fim de amenizar os impactos causados ao meio ambiente nos seus três compartimentos: água, ar e solo. Dentre os fatores que agravam a poluição do solo, os fungicidas são citados como um dos produtos químicos mais utilizados na agricultura convencional. Este trabalho toma como base conceitos da ecotoxicologia, visando avaliar a toxicidade aguda do fungicida Pirimetanil (PIR), por meio de bioensaios, utilizando organismos terrestres da espécie Eisenia fetida (SAVIGNY, 1826). Esse organismo foi escolhido por apresentar grande importância ecológica ao ambiente, sensibilidade a substâncias químicas e facilidade de ser mantido em laboratório. O primeiro resultado observado foi o comportamento de ‘evitação’ dos organismos, descrito em testes denominados ‘Avoidance’. Resultados referentes à toxicidade aguda demonstraram uma taxa de mortalidade, após 72h de exposição, de 100, 80, 60, 60 e 4 % respectivamente para as concentrações de 1,0; 0,7; 0,5; 0,3; 0,1 mg L-1. O controle experimental apresentou 0% de mortalidade. Os resultados apontam que o fungicida PIR promove ação deletéria aos organismos da espécie E. fetida, contribuindo para o avanço dos estudos sobre esse tema e abre caminhos para novas pesquisas, com o intuito de apontar soluções para amenizar o impacto dessa substância ao meio ambiente e aos os organismos ali presentes.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.