Efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar
Main Article Content
Resumo
A obesidade é fator de risco para diversas outras doenças tornando a pessoa obesa mais propensa a desenvolver problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Dos fármacos antiobesidade, destaca-se a Sibutramina, utilizada como antidepressivo e após algum tempo constatou-se o seu potencial efeito emagrecedor. Esta investigação teve como objetivo avaliar os efeitos da sibutramina sobre o sistema reprodutor feminino de ratas Wistar. Os animais foram distribuídos em 2 grupos com 10 animais cada grupo: o grupo 1 (controle) recebeu 0,3mL de soro fisiológico ( SF) a 0,9%, o grupo 2 recebeu 15mg/Kg de peso diluído em 0,3mL de água destilada de sibutramina, por gavagem, diariamente, durante 24 dias. Após esse período os animais foram previamente anestesiados para coleta de sangue por punção cardíaca em seguida os animais foram eutanasiados de acordo com as normas do Comitê de ética e pesquisa animal (CEPan). Os ovários e o útero foram fixados em formol 10% e corados com Hematoxilina /Eosina (H.E.) O peso corpóreo das ratas foi influenciado significativamente (p<0,001) pelo tratamento com sibutramina, em comparação ao grupo controle, assim como o consumo alimentar e hídrico, o grupo que recebeu tratamento com sibutramina ingeriu menos ração e água comparados ao grupo controle. Na histopatologia encontrou-se no ovário folículos atrésicos e intensa vascularização no estroma ovariano e no útero acentuadas projeções papilares e intensa proliferação epitelial. Conclui-se que a administração da sibutramina, na dosagem utilizada nesta pesquisa, reduziu o ganho de peso nas ratas e alterou o parênquima normal dos tecidos reprodutivos de ratas Wistar.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.