A metodologia grounded theory na produção de conhecimento em computação

Main Article Content

Claudionor Renato da Silva

Resumo

A presente pesquisa é um estudo no formatado de revisão, sobre metodologia Grounded Theory (GT) na área da computação. Partindo da pergunta: na produção de conhecimento na área da computação, a metodologia GT é utilizada? Se esta metodologia é utilizada, como se dá a sua operacionalidade? O objetivo geral é verificar se a GT é utilizada ou não e, se é utilizada, de que forma contribui ou vem contribuindo para o avanço do conhecimento na área da computação. A metodologia utilizada neste texto é de abordagem qualitativa e aplica a pesquisa bibliográfica, em que, para além do levantamento, se organizam alguns apontamentos sobre a presença da GT na área da computação e proporciona reflexões através dos autores desta área quanto ao uso da GT. Os resultados indicam que a GT está presente em 3% das produções da área e não geram teorizações consubstanciáveis, tão pouco, teoria, apenas se utiliza a metodologia para fins de uma breve análise de dados/fenômenos, dentre os diversos objetos de estudo desta área. Um dos encaminhamentos desta revisão é incentivar a formação de novos(as) pesquisadores(as) que operacionalizem a GT em suas investigações na área da computação, tanto no aspecto de avanço tecnológico, industrial, comercial, etc. como também, nas investigações voltadas aos cursos de licenciatura da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, C. R. da. (2020). A metodologia grounded theory na produção de conhecimento em computação. Revista Brasileira Multidisciplinar, 23(2). https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.685
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí

DOCENTE e PESQUISADOR no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar. Graduado em Pedagogia. Em andamento: Licenciatura em Matemática - Instituto Cotemar - (conclusão: 2017).

Referências

BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; CUNHA, Cristiano J. C. de A. Grounded theory. In: GODOI, C. K, BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo, Saraiva, p. 241-266, 2006.

BERALDO, Rossana Mary Fujarra. Trajetória docente na transição e na apropriação de tecnologias digitais em práticas de ensino. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 23, n.º 51, p.387-411, jun. /set., 2017. Disponível em: < periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28458/0 >. Acesso em 4 de abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2016.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo, Paz e Terra, 1999.

__________. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada. Guia prático para análise qualitativa, Porto Alegre, Artmed, 2009.

CHAVES, Ana Paula.; STEINMACHER, Igor. ; GEROSA, Marco Aurélio. (2016) Por onde quero ir? Interesses pessoais na escolha de um trajeto urbano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMA COLABORATIVOS, SBSC , 13., 2016, Porto Alegre, RS. Anais eletrônicos ... Porto Alegre: PUCRS, 2016. Disponível em: < www.igor.pro.br/publica/papers/SBSC_2016b.pdf >. Acesso em 4 de abr. 2019.

CORDEIRO, André Felipe Ribeiro.; OLIVEIRA JUNIOR, Edson. SMartyMetrics: um Framework de métricas de apoio à avaliação de arquiteturas de linha de produto de Software. In: IX WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 17 a 20 de maio de 2016, Florianópolis, SC. Disponível em: < http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wtdsi/2016/003.pdf >. Acesso em 05 abr. 2019.

CUNHA, José Adson Oliveira Guedes da. A substantive Theory of decision-making in software project management. 2016. 175f. Tese. Centro de Informática, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernanbuco, Recife, 2016.

DORNELAS, Jairo Simião.; SOUZA, Kassia Roberta Rodrigues de. Computing: em busca da compreensão de seu uso em organizações públicas. In: 16.ª CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO, 22 a 24 de setembro de 2016, Porto , Portugal. Disponível em: < capsi.apsi.pt/index.php/capsi/article/download/484/438 >. Acesso em 3 abr. 2019.

FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia. Porto alegre, Edipucrs, 2007.

FRANÇA, Rozelma Soares de; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XXIII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 6., 13., 2017. Anais eletrônicos... Recife: SBC, 2017. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7298 >. Acesso em 3 abr. 2019.

FREIRE, Raphael.; VIANA, Davi.; SANTOS, G. Catálogo de práticas para tratamento de fatores críticos de influência negativa em iniciativas de melhoria de processos de Software baseadas em modelos de maturidade. 2017, 94f, Relatórios Técnicos do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO N.º 0004/2017, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MILAN, Luiz Fernando Albertin Bono. Adoção do modelo aberto de desenvolvimento de software pelas empresas. 2018. 99f. Tese. (Doutorado em Administração de Empresas). Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernandez.; COLLADO, Carlos Fernández.; LUCIO, Maria del Pillar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2006.

SILVA, Claudionor Renato da. Grounded Theory: a abordagem construtivista para pesquisas em educação sexual no Brasil. Araraquara: Amazon, 2017. Disponível em: < https://www.amazon.com.br/GROUNDED-THEORY-abordagem-construtivista-pesquisas-ebook/dp/B0752CWHTK >. Acesso em 2 abr. 2019.

TEIXEIRA, Narle Silva. (Re) design educacional escolar: transformações em curso no Brasil. 2017. 468f. Doutorado. (Ciências da Educação). Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, 2017.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2009,

__________ . Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n.º 6, pp. 3-10, 2010. Disponível em: http://www.fsma.edu.br/si/edicao6/FSMA_SI_2010_2_Princip al_1.html >. Acesso em 3 abr. 2019.