Implantação da gestão da demanda em uma empresa de pequeno porte do setor supermercadista
Main Article Content
Resumo
A gestão da demanda, compreendida como a coordenação da demanda e a cadeia de suprimentos, tem se mostrado de grande eficácia para a melhoria dos processos organizacionais, porém, inúmeras são as barreiras à sua implantação. O objetivo deste trabalho foi descrever os procedimentos de implantação da gestão da demanda, em um ambiente real de negócios. Esta pesquisa qualitativa descritiva evidenciou os procedimentos de aplicação da gestão da demanda em um ambiente real, especificamente uma empresa de pequeno porte do setor supermercadista, através de uma pesquisa-ação. O período para o planejamento, aplicação e avaliação das ações de implantação da gestão da demanda, foi de seis meses. O estudo descreve os passos que foram seguidos para a implantação da gestão da demanda e as adequações que se fizeram necessárias. O nível de autonomia do gestor pesquisador foi considerado um fator chave para o sucesso da implantação da Gestão da Demanda.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BARBOSA, C. M., CHAVES, C. A. Demand chain management: a previsão estatística como principal técnica no processo de gerenciamento da demanda. Exacta – EP, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 101-114. 2013.
CROXTON, K. L., LAMBERT, D. M., GARCÍA-DASTUGUE, S. J., ROGERS, D. S. The Demand Management Process. The International Journal of Logistics Management, v. 13, n.2, p.51-66. 2002.
HILLETOFTH, P. Demand-supply chain management: Industrial survival recipe for new decade. Industrial Management and Data Systems, v. 111, n. 2, p.184–211. 2011.
HILLETOFTH, P., LÄTTILÄ, L. Framework for demand chain and supply chain coordination. International Journal of Services Sciences, v.4, n.3/4, p.240-256. 2012.
MELLO, C. H. P., TURRIONI, J. B., XAVIER, A.
F., CAMPOS, D. F. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Production, v.22, n.1, p.1-13. 2012.
MELO, D.C., ALCÂNTARA, R.L.C. Gestão da demanda sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos: uma abordagem além da previsão. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Anais..., Salvador, BA, outubro de 2009.
MELO, D.C., ALCÂNTARA, R.L.C. A Gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gestão & Produção, São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824. 2011.
MELO, D. C., ALCÂNTARA, R. L. C. Proposição de um modelo para a gestão da demanda: um estudo entre os elos atacadista e fornecedores de produtos de mercearia básica. Gestão & Produção, São Carlos, v.19, n. 4, p. 759-777. 2012.
MELO, D. C., ALCÂNTARA, R. L. C. Um modelo da maturidade da gestão da demanda; Um estudo multicaso na cadeia de suprimento de produtos de mercearia básica. Gestão & Produção, v.22, n. 1, p. 53-66. 2015.
MELO, D. C., ALCÂNTARA, R. L. C. O que torna a gestão da demanda na cadeia de suprimentos possível? Um estudo multicaso dos fatores críticos de sucesso. Gestão & Produção, São Carlos, v. 23, n. 3, p. 570-587. 2016.
MELO, D.C., MOREIRA, L.P.N. O que a torna tão difícil? As barreiras para implementar o processo de gestão de demanda na cadeia de suprimentos. In: XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Anais..., Fortaleza, CE, outubro de 2015.
SANTOS, J. B., D'ANTONE, S. Reinventing the wheel? A critical view of demand-chain management. Industrial Marketing Management, v.43, n.6, p.1012-1025. 2014.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v.31, n.3, p.443-466. 2005.