SENTIDO MÍSTICO NA OBRA DE BOTTICELLI
Main Article Content
Resumo
Este artigo se propõe a analisar as manifestações culturais do Renascimento europeu do século X V, partindo da obra pictórica “O Nascimento da Vênus”, do pintor florentino Sandro Botticelli (1944-1510) . Como eixo metodológico toma o "mito enquanto alegoria " e traça uma perspectiva a analítico-teórica das relações ideológicas que permeiam as concepções s renascentistas do culto à antiguidade.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BERTl . Luciano. História da Arte, São Paulo , Salvat do Brasil , t . 5, 1978.
BOZAL. Valeriano et al. História geral da arte , escultura . Espanha: Edições del Prado. V. 1. 1995.
CAMPBELL. Joseph. Máscaras de Deus. São Paulo: Palas. Athenas, 1992.
CASSIS . Célia . (ed.) . História do pensamento: renascimento e filosofia moderna. São Paulo: Nova Cultural. V2, 1987
CIVITA, Vicio r (ed. ) Mestre s da pintura : Botticelli. São Paulo ; Abril Cultural . 1977.
CUMMlNG , Robert . Para entender a arte . S ã o Paulo : Áltica . 1995.
DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa : Estampa . v . 1 . 1984.
ECO. Humberto - Como se faz uma tese. São Paulo; Perspectiva, 1996.
FIKER . Raul. Vico, o precursor. São Paulo : Moderna . 1994.
FRANCASTElL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturai s da Sociologia da Arte. São Paulo : Perspectiva . 1982.
JESI, Furio. O Mito. São Paulo: Martin s Fontes, 1978.
HATZFELD. Jean. História da («reeia Antiga . Portugal : Publicações s Europa-América . 1977.
KERÉNYL, Karl . Os deuses s gregos. São Paulo: Cultrix . 1994.
UNIVERSIDADE Estadual de Maringá . CADERNO S D E METODOLOGIA E TÉCNIC A DE PESQUISA: revista anual de metodologia e pesquisa. Maringá, v,5, 1994.