Efeito do fitofármaco Mentaliv® sobre funções de neutrófilos e eosinófilos
Main Article Content
Resumo
A Mentha piperita L. tem sido estudada pelo nosso grupo como possível fitofármaco para tratamento de doenças que promovem respostas inflamatórias intensa, mediadas por eosinófilos e neutrofilos. Assim, analisar os efeitos antioxidantes e produção de citocinas por essas células é importante para entender o efeito desses compostos na resposta imune inata e efetora. Dessa forma, utilizou-se um fitofármaco proveniente da M piperita e avaliou a enzima MPO em neutrófilos por meio da quimiluminescência dependente de luminol (QLDLum) e da lucigenina. E os níveis de IL-4, IL-6 e TNF-α e a QLDLum em eosinófilos. Nossos resultados demonstraram que em neutrófilos houve inibição da produção de radical ânion superóxido e da NADPH oxidase após tratamento com o fitofármaco. Entretando, os níveis de IL-4 foi maior após o tratamento. Esses dados sugerem que esse fitofármaco apresenta atividade anti-inflamatória, por meio do controle dos produtos secretados durante as respostas inflamatórias, principalmente como pode ocorrer durante infecções e processos inflamatórios crônicos de diversas doenças, onde se observa uma acentuada eosinofilia tecidual, com presença significativa de PMN no sangue e no tecido.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.