Autismo na educação infantil

Késia Priscila Gomes Gentil, Aline Pavan Sarilho Namiuti

Resumo


Este artigo trata do autismo, numa perspectiva educacional abordando os desaos da sndrome no processo de ensino-aprendiagem. s reexões geradas nesta pesuisa, foram resultantes da anlise de escritos bibliogrcos e referncias ue abordam o tema.  obetivo central deste estudo foi investigar aspectos educacionais ue envolvem as crianças com autismo, além de delinear a função do educador frente  situação de um aluno autista em sala de aula, considerado como agente transformador, ressalta também a importncia da famlia para o aprendiado relacionado  inteligncia e afetividade.

Palavras-chave


Autismo, Aprendizado, Escola

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A.R.S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

ALMEIDA, S. F.C. Inclusão escolar do politicamente correto á ética do sujeito no campo da educação. São Paulo: LEPSI,2004.

ANANIAS, M. Proposta de educação popular em Campinas: “as aulas noturnas”. Campinas: Cadernos do CEDES, 2000.

ANTUNES, M.A.M. Psicologia e educação no Brasil: um olhar histórico critico. Em M.E.M. MEIRA;

ANTUNES, M. A.M. (Orgs.) Psicologia escolar: teoria e critica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

BEREOHFF, A.M.P. Autismo, uma visão multidisciplinar. São Paulo: Gepapi, 1991. BENENZON, R. O autismo, a família, a instituição e a musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1987.

CAMPOS, A.M.C. Observando a conexão afetiva em crianças autistas. Rio de Janeiro: Puc-Rio, 2008.

CARVALHO, R.E.C. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.

COELHO, C. & MADEIRA, M. Inclusão Escolar. In: MACIEL, Diva Albuquerque; BARBATO, Silviane (orgs). Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar. Brasília, 2010.

DESSEN, M.A. & POLONIA, A.C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Brasília: Universidade do Distrito Federal, 2007.

GAUDERER, C.E. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: uma atualização para os atuam na área; do especialista aos pais. Brasília: Corde, 1993.

GRUNSPUN, H. Distúrbios neuróticos da criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1979

LAMPREIA, C. Os enfoques Cognitivista e Desenvolvimentista no Autismo: uma analise preliminar. Rio de Janeiro: Reflexões e Critica, 2004.

LEITE, S.A.S & TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: Condições do ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R.G.; SADALLA, A.M.F.A. (Orgs.), Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

MARCHESI, A. El valor de educar a todos em um mundo diverso y desigual: Los sentidos de La educación. Santiago. Revista Prelac, 2006.

OLIVEIRA, J.B. Freud e Piaget: afetividade e inteligência. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

PARENTE, J.S. Autismo. Artigo redigido para conclusão de Pós-Graduação em Educação EspecialFaculdade Integrada Espirita, Promotora de cursos e eventos. Santos: Unibem, 2010.

POLONIA, A.C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compressão das relações entre família e escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2005.

RAMOS, A.P. A atuação psicopedagogia frente ao autismo. Engenheiro Coelho: Unasp,2010.

REGO, T.C. Memorias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 2003.

SANTO, A.M.E. ; COELHO, M.M. Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente/ Prolongado: no contexto da escola inclusiva. Castro Verde: Cenfocal,2006.

SANTOS, F.M. A importância da afetividade no processo ensino aprendizagem: como mediadora das práxis educativas no ensino superior. Imperatriz: Revista Uni, 2012.

SZYMANSKI, H. A relação da família-escola: Desafios e perspectivas. Brasilia: Plano, 2001.

VILLELA, D.C. O vinculo afetivo resolvendo conflitos de disciplina: estreitando laços e gerando mudanças para o aprendizado. Engenheiro Coelho: Unasp, 2010.

VIVEIROS, M.A.J. Desenvolvimento Linguístico no autismo. São Paulo: CRDA, 2008.




DOI: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2015.v18i2.335

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Brasileira Multidisciplinar-ReBraM (e-ISSN: 2527-2675)

Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / Brasil / CEP 14801-340