Autismo na educação infantil
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Citas
ALMEIDA, A.R.S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
ALMEIDA, S. F.C. Inclusão escolar do politicamente correto á ética do sujeito no campo da educação. São Paulo: LEPSI,2004.
ANANIAS, M. Proposta de educação popular em Campinas: “as aulas noturnas”. Campinas: Cadernos do CEDES, 2000.
ANTUNES, M.A.M. Psicologia e educação no Brasil: um olhar histórico critico. Em M.E.M. MEIRA;
ANTUNES, M. A.M. (Orgs.) Psicologia escolar: teoria e critica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
BEREOHFF, A.M.P. Autismo, uma visão multidisciplinar. São Paulo: Gepapi, 1991. BENENZON, R. O autismo, a família, a instituição e a musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1987.
CAMPOS, A.M.C. Observando a conexão afetiva em crianças autistas. Rio de Janeiro: Puc-Rio, 2008.
CARVALHO, R.E.C. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.
COELHO, C. & MADEIRA, M. Inclusão Escolar. In: MACIEL, Diva Albuquerque; BARBATO, Silviane (orgs). Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar. Brasília, 2010.
DESSEN, M.A. & POLONIA, A.C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Brasília: Universidade do Distrito Federal, 2007.
GAUDERER, C.E. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: uma atualização para os atuam na área; do especialista aos pais. Brasília: Corde, 1993.
GRUNSPUN, H. Distúrbios neuróticos da criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1979
LAMPREIA, C. Os enfoques Cognitivista e Desenvolvimentista no Autismo: uma analise preliminar. Rio de Janeiro: Reflexões e Critica, 2004.
LEITE, S.A.S & TASSONI, E.C.M. A afetividade em sala de aula: Condições do ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R.G.; SADALLA, A.M.F.A. (Orgs.), Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MARCHESI, A. El valor de educar a todos em um mundo diverso y desigual: Los sentidos de La educación. Santiago. Revista Prelac, 2006.
OLIVEIRA, J.B. Freud e Piaget: afetividade e inteligência. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
PARENTE, J.S. Autismo. Artigo redigido para conclusão de Pós-Graduação em Educação EspecialFaculdade Integrada Espirita, Promotora de cursos e eventos. Santos: Unibem, 2010.
POLONIA, A.C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compressão das relações entre família e escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2005.
RAMOS, A.P. A atuação psicopedagogia frente ao autismo. Engenheiro Coelho: Unasp,2010.
REGO, T.C. Memorias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 2003.
SANTO, A.M.E. ; COELHO, M.M. Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente/ Prolongado: no contexto da escola inclusiva. Castro Verde: Cenfocal,2006.
SANTOS, F.M. A importância da afetividade no processo ensino aprendizagem: como mediadora das práxis educativas no ensino superior. Imperatriz: Revista Uni, 2012.
SZYMANSKI, H. A relação da família-escola: Desafios e perspectivas. Brasilia: Plano, 2001.
VILLELA, D.C. O vinculo afetivo resolvendo conflitos de disciplina: estreitando laços e gerando mudanças para o aprendizado. Engenheiro Coelho: Unasp, 2010.
VIVEIROS, M.A.J. Desenvolvimento Linguístico no autismo. São Paulo: CRDA, 2008.