Educação Ambiental de Corpo e Alma Através de Metodologias Participativas Junto a Alunos do 6.° ao 9.° Anos do Ensino Fundamental

Main Article Content

Flávio Roberto Chaddad
Gislene Voltolim Granetto
Mara Silvia dos Santos
Maria Sylvia de Oliveira Navarro

Resumo

A Terra está passando por transformações intensas que estão ameaçando a vida dos seres vivos. Um dos meios de sanar esse estado crítico é através da educação ambiental. Está sendo desenvolvido na Emefei Professora Laura Rebouças de Abreu, no município de Dois Córregos (SP), o Projeto denominado “Educação Ambiental de Corpo e Alma”. Os objetivos são: fazer com que os alunos se reconheçam como parte integrante da natureza, que os alunos se vislumbrem como sujeitos históricos, dotados da percepção de que podem mudar as suas realidades, e que essas atitudes tenham continuidade. Este projeto vem utilizando as metodologias participativas que dão voz a todos participantes, fazendo com que reconheçam, analisem e proponham soluções para os seus problemas. É dialética, reflexiva e visa à superação das contradições vividas, através da apropriação crítica da realidade. Constataram-se três mudanças nos alunos. A primeira foi a ampliação da concepção de meio ambiente e de suas problemáticas. A partir disso, os alunos construíram a árvore dos sonhos, que significou o que eles queriam que acontecesse para poder mudar as suas realidades. A terceira dinâmica foi denominada as pedras do caminho, que nada mais são que os empecilhos encontrados para a solução dos problemas. A partir dessas constatações, começaram a pesquisar e a construir os conhecimentos iniciais e necessários às suas realizações, que já estão sendo postas em prática. Conclui-se, portanto, que a educação ambiental realizada por meio dessas metodologias implica a formação de seres reflexivos e participativos politicamente, tão necessários em nossa época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Chaddad, F. R., Granetto, G. V., Santos, M. S. dos, & Oliveira Navarro, M. S. de. (2011). Educação Ambiental de Corpo e Alma Através de Metodologias Participativas Junto a Alunos do 6.° ao 9.° Anos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira Multidisciplinar, 14(1), 39-51. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2011.v14i1.94
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Flávio Roberto Chaddad, PUC-Campinas.

Engenheiro Agrônomo, especialista em Educação Ambiental pela UnespBotucatu, mestre em Educação pela PUC-Campinas.

Gislene Voltolim Granetto, Universidade Nove de Julho – Uninove.

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú, licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho – Uninove.

Mara Silvia dos Santos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires-SP

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú.

Maria Sylvia de Oliveira Navarro, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires-SP.

Graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires-SP, licenciada em Pedagogia com Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Avaré-SP.