Efeito da Dipirona, do Naproxeno e do Diclofenaco de Potássio sobre Células Sanguíneas

Main Article Content

Jovita Ramos Ariede
Lilian Perilio
Luiz Gustavo Borsetti Ballestero
Miriane da Costa Gileno

Resumo

Na terapêutica, os anti-inflamatórios não esteróides (Aines) são muito utilizados para tratamento de estados inflamatórios leves e para desordens músculo-esqueléticas severas. No entanto, alguns efeitos adversos podem ocorrer devido a sua utilização, como agranulocitose, leucopenia e anemia aplástica. Objetivos: avaliar o efeito de alguns Aines na produção leucocitária; avaliar possível alteração dos grânulos dos neutrófilos; e comparar a contagem global de leucócitos por metodologia manual e automatizada. Foram analisadas 42 amostras de sangue total de ratos fêmeas da raça Wistar. Os animais ingeriram soluções de diclofenaco (DC), dipirona (DP) e naproxeno (NX) em duas concentrações: a plasmática terapêutica e outra dez vezes mais concentrada, durante cinco dias. Foi realizada a contagem diferencial em esfregaço corado e contaram-se leucócitos utilizando metodologia manual com Câmara de Neubauer e por metodologia automatizada (Coulter T-890). Na comparação entre os métodos, não se observaram diferenças significativas em nenhum grupo analisado. Com relação ao número global de leucócitos, também não foram constatadas alterações significativas entre os grupos. Quanto à contagem diferencial, observamos um aumento significativo no número de linfócitos atípicos encontrados no grupo tratado com DP diluída. O presente estudo demonstrou que a dipirona: 1) funcionou como agente tóxico devido à ativação linfocitária e ao grande número de neutrófilos com picnose nuclear; 2) o Coulter T-890 pode ser utilizado para a contagem global de leucócitos de animais; 3) os demais anti-inflamatórios estudados não causaram alterações hematológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ariede, J. R., Perilio, L., Ballestero, L. G. B., & Gileno, M. da C. (2009). Efeito da Dipirona, do Naproxeno e do Diclofenaco de Potássio sobre Células Sanguíneas. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 12(2), 89-100. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2009.v12i2.160
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Jovita Ramos Ariede, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Biomédico  formado.

Lilian Perilio, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Biomédico  formado.

Luiz Gustavo Borsetti Ballestero, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Técnico do Laboratório Clínico de Biomedicina.

Miriane da Costa Gileno, (FCF-Unesp)

Mestre e doutora em Análises Clínicas, professora de Hematologia Clínica e Bioquímica e Enzimologia Clínica – Uniara e professora de Hematologia Clínica nos Cursos de Especialização em Análises Clínicas e Hematologia e Hemoterapia – Barão de Mauá.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)