Pesquisa da atividade antioxidante do Allium Sativum L. pelo ensaio químico do DPPH e ensaios ex vivo com neutrófilos humanos.
Contenido principal del artículo
Resumen
O Allium sativum L detém diversos efeitos biológicos como ação antioxidante, antitrombótica, antifúngica e antibacteriana. Devido às suas atividades terapêuticas, consta na relação de plantas medicinais recomendadas pela ANVISA. Este trabalho objetivou avaliar a ação do Allium sativum L., alho, sobre funções de neutrófilos humanos, inclusive citotoxidade e produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) e a pesquisa da atividade antioxidante pelo ensaio químico do DPPH. Durante 72 horas, o alho permaneceu em contato com etanol absoluto e após filtração, diferentes diluições foram preparadas para realização dos ensaios. Realizou-se estudos das propriedades antioxidantes do alho por meio de ensaio com DPPH, teste de viabilidade celular (Azul de Trypan), formação de radical ânion superóxido pelo Teste do Nitro Azul de Tetrazólio (NBT), o efeito no sistema MPO/H2O2 (ensaio com TMB). No experimento realizado com DPPH demonstrou-se o efeito antioxidante do extrato de alho em todas as concentrações estudadas. A avaliação estatística do efeito do alho no sistema MPO/H2O2, através do ensaio com TMB, permitiu demostrar que o Allium sativum L. não inibiu a ação da mieloperoxidase, produzida normalmente, pelos neutrófilos. Desta forma, conclui-se que o extrato de alho demonstrou atividade antioxidante pelo ensaio do DPPH e NBT, inibindo também a produção de radical ânion superóxido, não prejudicou a viabilidade dos neutrófilos humanos e não é inibidor de mieloperoxidase. Outros experimentos são necessários para investigar a ação do extrato de alho sobre a atividade fagocitária dos neutrófilos.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.