A prática da ortodontia na rede pública de saúde - uma revisão da literatura
Main Article Content
Resumo
Nos últimos anos, as pesquisas epidemiológicas em saúde bucal, vem demonstrando a diminuição da prevalência de cáries e das doenças periodontais e o crescente número de problemas de má oclusão dentária. Estes resultados exibem uma transformação epidemiológica da saúde bucal e por isso torna-se necessária uma maior atenção em relação aos problemas de oclusão, a fim de viabilizar a incorporação de procedimentos ortodônticos pelo setor público de saúde. Este artigo faz uma revisão da literatura sobre histórico da saúde bucal no Brasil desde a implantação do SUS, a epidemiologia das más oclusões e como está a oferta de tratamentos ortodônticos na rede pública, utilizando –se os descritores: “oclusão dentária e qualidade de vida”, “oclusão dentária e saúde publica”, “ má oclusão e saúde publica”, “malocusão e saúde pública”, “ saúde bucal”, “ acesso `a ortodontia”, “ políticas públicas em ortodontia”, “ortodontia preventiva”, buscando nas plataformas Science Direct e do Scielo ,artigos e teses, entre os anos de 2000 e 2017 nos idiomas, português e inglês. O objetivo principal desta revisão da literatura é argumentar e justificar a importância do diagnóstico das más oclusões para a prevenção de problemas ortodônticos, além de contextualizar a necessidade da ampliação e/ou implementação do atendimento em Ortodontia nos serviços públicos de saúde, uma vez que as más oclusões e suas consequências, já se configuram como problemas de saúde pública.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.