Estética e gestão de resíduos: teoria e prática em discussão

Main Article Content

Juliana Ronchi
Maria Lúcia Ribeiro
Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante
Maria Eduarda Marquezi Machioni

Resumo

Nesse artigo a geração e o descarte de resíduos sólidos dos serviços de estética e cosmetologia são colocados em pauta, avaliando-se como tais questões são trabalhadas nas disciplinas do curso de estética de uma universidade do interior paulista. O recorte de pesquisa se deve à demanda social crescente por serviços em estética, que deve ser acompanhada das questões de avanço sustentável da sociedade e da natureza no que tange à preservação ambiental. Para tanto adotou-se o caminho metodológico de, além de pesquisa bibliográfica e teórica, conduzir a aplicação de questionários a estudantes e realizar entrevistas semiestruturadas com professores e egressos. Foi analisada a história pedagógica do curso de Estética avaliado e discutida a percepção dos alunos quanto à relação da gestão de resíduos com a prática da estética. No tocante aos resultados, destacaram-se positivamente as abordagens teóricas referentes aos cuidados com o meio ambiente e chamou a atenção a discrepância com o conhecimento de procedimentos práticos apresentados pelos estudantes. Isso realça os retornos sociais pertinentes à essa pesquisa que são acima de tudo, buscar evidenciar a invisibilidade dos resíduos provenientes das práticas de estética e cosmetologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ronchi, J., Ribeiro, M. L. ., Botta Ferrante, V. L. S. ., & Marquezi Machioni, M. E. . (2023). Estética e gestão de resíduos: teoria e prática em discussão. Revista Brasileira Multidisciplinar, 26(2), 50-67. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i2.2055
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Maria Lúcia Ribeiro, Universidade de Araraquara - UNIARA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara - UNIARA.

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Universidade de Araraquara - UNIARA

Pró-reitora e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara - UNIARA.

Maria Eduarda Marquezi Machioni, Universidade de Araraquara - UNIARA

Discente do curso de Psicologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>